Readaptando o dito popular, “me diga com quem andas e te direi como é a tua saúde mental“. Você sabia que as amizade e saúde mental andam de mãos dadas? O que contribui para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Sabemos que se relacionar com pessoas é um baita desafio! Mas, cultivar bons amigos nos ajuda a ter maior sentido de vida, sensação de segurança e pertencimento, além de se relacionar com maiores chances de ter uma vida mais longa e saudável.
Por isso, neste texto, vou te mostrar os benefícios de construir amizades verdadeiras e, mais, dar dicas práticas de como encontrar novos amigos. Então, continue lendo e já pense: qual amigo(a) você quer que leia este texto junto com você? Vamos juntos construir vínculos mais duradouros, sinceros e cercados de amor.
O que é uma amizade verdadeira?
A amizade verdadeira ocorre quando ambas as pessoas decidem confiar e mostrar zelo, ajudando no que é possível e partilhando os momentos de alegrias, tristezas, conquistas e desafios a serem superados. Então, é saber que mesmo na rotina corrida, você tem alguém para contar.
Você sabia que o filósofo Aristóteles descreve a amizade como sendo uma alma em dois corpos? Mas, é importante lembrar que a amizade nunca é unilateral, ou seja, ambas as pessoas envolvidas devem estar abertas para a possibilidade de construir novos vínculos e experiências.
O autor C.S Lewis afirma que “a expressão típica do começo da amizade seria algo como: O quê? Você também? Eu pensava que era o único!”. Logo, uma amizade verdadeira tem identificação, responsabilidade, empatia e, mais, tem amor. Nesse ponto, amizade e saúde mental se fortalecem mutualmente.
Contudo, relacionar- se com pessoas é um baita desafio, mas ter amigos é vital pois indica o nosso nível de bem estar, previne doenças e até contribui para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Estudos apontam que nutrir laços ajudam a dominar novas habilidades sociais e a ter uma comunicação mais clara, a desenvolver a identidade e ter maior suporte para praticar o autoconhecimento. Além disso, auxilia você a reconhecer seus próprios limites e o do outro, a se responsabilizar pelas expectativas que cria e a ser cuidadoso com os sentimentos do seu amigo(a), isto é chamado de responsabilidade afetiva.
Ou seja, as amizades verdadeiras podem ser fontes de prazer e crescimento e, portanto, amizade e saúde mental são um ponto importante na sua vida. Lembrando, também, que a vida quando compartilhada com pessoas queridas se torna mais bela e leve de ser vivida.
FONTE: blog.eurekka.me