A personalidade é moldada pela genética ou pelo ambiente?
A personalidade é uma característica única que difere de pessoa para pessoa. Mas a questão sobre como ela é moldada tem sido um tema de debate há muito tempo. Alguns argumentam que a personalidade é determinada pela genética, enquanto outros afirmam que é influenciada principalmente pelo ambiente.
Os estudos em genética têm demonstrado que há uma base genética para algumas características de personalidade, como a extroversão e a neuroticismo. No entanto, muitos pesquisadores acreditam que a personalidade é influenciada pela interação complexa entre genes e ambiente.
O ambiente pode desempenhar um papel significativo na formação da personalidade, incluindo experiências vividas na infância, cultura, relacionamentos e outros fatores ambientais. No entanto, entender como esses fatores influenciam a personalidade é um desafio, pois muitas vezes não é fácil separar o efeito da genética do efeito do ambiente. Em última análise, a personalidade é provavelmente o resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos e ambientais, e continua sendo um tema de interesse para pesquisadores e estudiosos da psicologia.
🎧 Podcast de #Psicologia: https://universodapsicologia.com/podcast/
✅ Receba todas as novidades do Universo da Psicologia
→ Por Email: https://psicoativo.com/newsletter
→ Por Telegram: https://t.me/universodapsicologia
📳 Redes sociais:
https://universodapsicologia.com/instagram
https://universodapsicologia.com/facebook
https://universodapsicologia.com/twitter
_____________________________________________________
Quem sou eu:
Tiago Azevedo, graduado em Psicologia.
Saiba mais em https://universodapsicologia.com/sobre
📳 Redes sociais:
https://universodapsicologia.com/instagram
https://universodapsicologia.com/facebook
https://universodapsicologia.com/twitter
muito bom
Pra mim, tem um pouco dos dois!
Muito bom! Gratidão.
Caramba, chega a ser desconcertante descobrir o caso destes trigêmeos. A construção psicossocial sempre pareceu para mim muito mais determinante na personalidade do que a genética…
Mas realmente, é mais certo considerar os dois fatores como parte de uma mesma coisa.
Uma pessoa que por exemplo herdou geneticamente obesidade tem grandes probabilidades de ter baixa autoestima, não apenas por fatores externos como padrões de beleza e etc, mas também por uma dificuldade naturalmente maior de cuidar de si mesmo.
Ainda assim é aquela coisa né: depende KK.
Eu tenho um irmão gêmeo idêntico, tivemos a mesma criação, estudamos nas mesmas escolas etc, mas temos personalidades completamente diferentes, óbvio que temos similaridades, parecemos com nossos pais, mas somos diferentes.
Muito bom esse tema. Gostaria de saber qual o nome da série ?
Alma
nossa personalidade genética e mente foi se moldando com o tempo desde os primórdios? porque tudo está ligado desde o início
Tenho filhos gêmeos, não são idênticos, mas extremamente parecidos. Mesma criando, mesmas escolas, etc, mas temperamentos completamente diferentes.
Epigenética 80% (estímulos do meio externo)
Genética 20% (estímulos do meio interno)
Dica de leitura: ✍️🤓
A Biologia da Crença (Dr Bruce H. Lipton)
Boa leitura a todos! 📚
Quando somos crianças, o ambiente em volta influência quem nós somos… E quando nós vamos crescendo, passando pela adolescência, a gente começa nos descobri como pessoas, pq por mim todos nós somos pré programados pra ser certas pessoas com certas personalidades.
O AMBIENTE É MAIS FORTE QUE A GENÉTICA ?
O gene define tendências, mas são as experiências individuais que as modulam.
"Como é que pode ser genética uma coisa tao abstrata"? A abstração é uma função do cérebro, ele mesmo genético até o último neurônio . Tudo, absolutamente tudo, é resultado de uma interação entre genes e ambiente. Ambiente aqui inclui os meios externo, incluindo o útero materno e o ambiente social, e interno (seus hormonios e suas memórias, por exemplo). A dualidade mente/corpo é uma ideia absurda, não existe nada além da matéria., não existe mente sem corpo (cérebro), tampouco corpo sem mente, exceto durante o coma ou na morte. E, pior ainda (para os antropocentristas de todos os tipos), isso tudo inclui os animais não -humaanos. Psicologia = Comportamento Animal.
Olá
Estou cursando o segundo semestre de psicologia, assisti a esse filme, por indicação do meu professor. Realmente ele é muito interessante, faz com que agente se pegue refletindo as mudanças da nossa opinião conforme o desenrolar do filme ou documentário. Super recomendo assistir
A genética influencia mais do que imaginamos. A maioria não percebe pq vivem dentro do seu “contexto” genético. Porém, no meu caso, que sou filha adotiva aos 2 dias, com um irmão tbm adotivo aos 2 dias, claramente consigo distinguir o que pode ser genético na personalidade e o que é aprendizagem. A genética com certeza influência demais e isso ficou ainda mais evidente para mim depois que tive meu filho.
acho o tema bem interessante! estou numa fase da minha vida de auto conhecimento, e tem coisas “genéticas” que não gosto e quero me livrar… digo para mim “isto não é meu”. Sei que não posso negar minhas raizes, nem tenho pq, mas tem atitudes e vícios q tenho “facilidade” em ter q não quero ter.